Quinta, 12 Dezembro 2019 17:31

Secretaria de Saúde realiza ação de rastreio de câncer de pele (Dezembro Laranja)

A secretaria Municipal de Saúde de Porto Firme realizou uma ação de rastreio de câncer de pele no último dia 11 de novembro, dentro da campanha dezembro laranja, para prevenção e detecção precoce do Câncer de Pele. O rastreio foi feito pela Dermatologista Dra Vanessa Rodrigues Maia, com apoio do Acadêmico de Medicina João Vitor Lima Bueno e da equipe de saúde.

Foram atendidos 50 pacientes, onde foram detectados 02 tumores diagnosticados precocemente, 13 lesões pré-cancerígenas com os pacientes encaminhados para tratamento preventivo. Todos foram orientados quanto a importância das medidas de foto proteção (conjunto de mecanismos que ajudam os seres vivos a superar os danos moleculares causados pela luz solar). Câncer de pele é um tumor que atinge a pele, sendo o câncer mais frequente no Brasil e no mundo. É mais comum em pessoas com mais de 40 anos e é considerado raro em crianças e pessoas negras. Causado principalmente pela exposição excessiva ao sol. Ele ocorre quando as células se multiplicam sem controle e pode ser classificado de duas formas:

  • câncer de pele melanoma: tem origem nas células produtoras da melanina, substância que determina a cor da pele, e é mais frequente em adultos brancos;
  • câncer de pele não melanoma: mais frequente no Brasil, responsável por 30% de todos os casos de tumores malignos registrados no País.

 Procure sempre um médico especializado se perceber qualquer sintoma.

Outras ações do dezembro laranja também estão sendo realizadas durante o mês com palestras, entrevistas, dentre outras.

 

Você não tem conta ainda? Registrar Agora!

Faça Login em sua conta