Segunda, 23 Agosto 2021 12:20

REALIZAÇÃO DO PROJETO SAÚDE EM REDE

A Secretaria Municipal de Saúde em Porto Firme está realizando o Projeto Saúde em Rede com o objetivo de promover a reorganização dos processos de trabalho por meio da qualificação e capacitação das equipes estimulando, dessa forma, melhorias para o município com foco nas necessidades dos usuários. As oficinas iniciaram em junho deste ano e vão ser realizadas até março de 2022, com dois encontros mensais na Universidade Federal de Viçosa para a formação das tutoras Érica e Larissa, dentistas da unidade básica de saúde e representantes do nosso município. Além disso, no plenário da Câmara Municipal de Porto Firme, acontecem também mais dois encontros mensais, tendo como principais participantes, os profissionais da saúde de Porto Firme, para o repasse das informações com apresentações ministradas pelas tutoras. Cada encontro possui um tema base, relacionado à Atenção Primária à Saúde e a partir deste tema, são passadas informações e dinâmicas que instiguem discussões entre os profissionais participantes.

O Projeto Saúde em Rede tem como propósito o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde (RAS) sendo um momento de discussão e mudança no processo de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS) e dos serviços de referência da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE). Nesse sentido, as atividades do projeto saúde em rede podem ser compreendidas como melhoria e crescimento para nosso município através da educação continuada e reorganização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários.