Terça, 10 Abril 2018 13:01

Em celebração ao Dia Mundial da Saúde a Prefeitura de Porto Firme lança o Projeto Sorriso Jovem

O Dia Mundial da saúde é celebrado no dia 07 de abril, tendo como principal objetivo a conscientização sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida, tema que vem de encontro com a proposta da atual Administração de Porto Firme que é trabalhar com uma saúde preventiva, tendo em vista que é a melhor forma de buscar nosso bem estar e qualidade de vida, com isso lançou o Projeto Sorriso Jovem que contará com várias ações que serão desenvolvidas em parceria com as escolas do município, englobando atendimentos individualizados, cirúrgico-restaurador, trabalhos educativos e preventivos, visando um futuro mais saudável para nossos jovens.Uma equipe de saúde composta por Dentistas, Técnica de Saúde Bucal, Enfermeiras e Agentes Comunitários de Saúde, iniciou esse trabalho  com uma visita à Escola Estadual Solon Ildefonso, onde explanaram para os alunos e profissionais a importância do projeto e os cuidados com a saúde bucal. Em seguida foram distribuídas escovas de dente para todos. Estiveram presentes apresentando e prestigiando o lançamento do projeto, o Secretário Municipal de Saúde, a Coordenadora da Atenção Básica e os mascotes da odontologia que deixaram os alunos ainda mais empolgados. Os dentistas fizeram uma avaliação bucal em cada aluno, encaminhando os que necessitam de atendimento para a Unidade Básica de Saúde, onde serão realizados os tratamentos específicos.

O Projeto Sorriso Jovem será estendido a todas as escolas da zona urbana e rural do município, onde também serão realizados trabalhos educativos e preventivos, inclusive com a escovação dental supervisionada, um importante meio de inserir ou mudar hábitos de higiene bucal. As ações educativas de prevenção à saúde bucal são fundamentais para evitar as doenças odontológicas mais freqüentes, como a cárie, a doença periodontal e o câncer de boca.